domingo, 22 de novembro de 2009

Atalhos do Teclado




Em 1983, a Apple criou um computador pessoal (LISA) com ambiente gráfico e foi criado então o Mouse: uma ferramenta para auxiliar os cansativos comandos via teclado. Do outro lado, veio os sistemas gráficos da Microsoft, que aproveitaram a carona e inseriram o mouse para melhorar a nossa vida.

Más cá entre nós, Eita aparelhinho difícil de ser usado: monitores de 14 polegadas e atalhos para maximizar e minimizar minúsculos no canto da tela eram uma catastrofe: O bicho não parava quieto na hora de clicar, aquela bolinha embaixo vivia suja e atrapalhava a rolagem, que deveria ser suave. Para quem ainda tinha o curso de datilografia era uma tortura: Como posicionar corretamente os dedos e digitar sem olhar, se toda hora tinha que usar o bendito mouse para clicar em alguma parte da tela. Pois é...

A partir do Windows 95, dissiminação da Internet nos lares (lembram do CD da AOL?) e com o Internet Explorer, programa feito para a cesso a grande rede, começamos a ficar dependentes do mouse para muitas coisas, pois a idéia inicial da internet era acessar conteúdos através de cliques e não por comandos. Com o recurso óptico, maior precisão até via software, o ratinho ficou naturalmente mais agradável de se usar.

Hoje em dia, insubstituível: Vejo as pessoas acessando programas, conteúdos, tudo através do mouse. A praticidade de deixar o histórico na página da internet faz com que pessoas fiquem perdidas se você limpar o navegador. Como acessar a página do banco se limparam o histórico? que paúra... Porque não guardou nos favoritos? e sem contar que basta digitar o site na barra de endereço (está ali para isso) que está tudo resolvido. Você está num cadastro enorme, e para porque Aparece um botão com um único comando: . Meu Deus, é só dar , mas não: pára tudo! pega o mouse, mira no meio do e pá! some a tela.... Daí, volta na tela anterior, mira na barra onde estava digitando, clica só que no meio da palavra, daí tenta clicar novamente no final, mas ele seleciona tudo, digita e a palavra some: Aiaiai... era só digitar !!!

Me lembro da equipe do Serginho da SI trabalhando na minha empresa, tudo em DOS, cópia, compactação e descompactação dos bancos de dados, imensa resistência à tecnologia gráfica (e olha que o sistema era todo gráfico!) e eu pensava Nossa, mas com o mouse é tão mais bonito! Mas hoje entendo perfeitamente.

Bom, como peguei um restinho da velha guarda da tecnologia (Graças a Deus!) e não me apego a nada, aqui vai uma dica para quem não perde tempo: o portal da Globo na Internet G1 fez uma seleção de bons comandos para o teclado, sem precisar do mouse. Tem dicas até para o novo sistemaoperacional (Gráfico), o Window7. Dicas muito valiosas para não perder tempo...


Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com parcimônia...