segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Cuidados com o consumo de energia de componentes instalados









Olás. Gente, uma recomendação: Se você tem interesse em comprar uma placa de vídeo, placa de captura de TV, HD externo, HUB USB e etc. Cuidado com o consumo de energia! Uma placa de vídeo boa, por exemplo, consome mais energia e consequentemente, exige mais da fonte e do estabilizador.


Muita gente compra o componente e instala direto, sem ver as especificações técnicas. Os computadores "Ching Ling" ou até mesmo de marcas conhecidas vem com uma fonte de alimentação que suporta exatamente o que eles têm, e adicionar outros equipamentos pode exigir muito dela, fazendo com que o PC fique mais lento, podendo queimá-la e até comprometer todo o hardware.


Experiência própria: Comprei uma placa de vídeo EVGA 9800GT (via e-bay, chique não?) e como já tinha uma experiência no assunto, percebi que minha fonte atendia (na especificação da placa, ela exigia uma fonte com 400W de potência, e a minha tem 650W). 


Até aí, tudo funcionava normalmente, quando comecei a jogar o GTA IV, que exigia muito da placa de vídeo, e o jogo rodava com muitos Lags (Lags são atrasos na imagem e faz com que pareçam uma sequência de fotos, ao invés de um vídeo) e então resolvi fazer um overclock (Aumentar a capacidade de processar da placa além das especificações de fábrica, através de configurações) com o programa da própria fabricante.


Ficou bom, mas com o overclock, a placa passou a consumir mais energia do que meu no-break suportava (somente 500W), e então o PC passou a receber menos energia e começou a esquentar. Aconteceu o pior. Em, uma das vezes que reiniciou (pois é, foram três, burro!) a placa queimou. Setecentos contos jogados no lixo. Depois de fazer várias pesquisas em vários fóruns, cheguei a conclusão de que o motor 3D dela morreu.


No meu caso, os problemas foram vários: Mesmo a fonte tendo os 650W indicados, ela era um Produto-Bomba, que não atendia suas próprias especificações, e em conjunto com o overclock, que fez com que todo o conjunto ultrapassasse os 500W do no-break velho que ganhei (Claro que tudo isso foi analisado juntamente com um amigo meu, com experiência em eletrônica).


Por isso, tem que se levar em consideração a configuração recomendada (esqueçam a configuração mínima, pois um dia você pode comprar um outro componente que consumirá algo a mais), ler as voltagens e potências necessárias e analisar todos os periféricos que estão ligados não só no PC como no estabilizador ou fonte, e comprar produtos que tenham qualidade. 


Se você tem alguma dúvida sobre o equipamento que tem em vista, pesquise na internet sites que dão referências, utilizem fóruns ou sites especializados como o do Gabriel Torres (abaixo), ou até sites de relacionamentos, como o Orkut, que tem muita gente boa contribuindo. Basta digitar o assunto (ex.: Placa de vídeo) que irão pipocar várias comunidades.

Minha fonte é um produto bomba: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1731
Todos os equipamentos testados até hoje pelo Clube do Hardware: http://www.clubedohardware.com.br/tipo/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com parcimônia...