sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Teste de Navegadores

Deixei instalado na minha máquina os três principais navagadores do momento: o Firefox 3.5.5, o Google Chrome 3.0.195.27 e o Internet Explorer 8.0.7100.0. Em um teste bem caseiro, tirando segurança e robustez de lado, o que vi foi uma briga com particularidades que se destacaram em cada um deles:


O Firefox 3.5.5 é um bom navagador. O mais rápido para instalar, parece que você instalou o Winrar, de tão rápido. Tem vários plugins que estão a disposição por aí, mas tirando algumas funcionalidades que ainda deixam a desejar. No portal do banco, por exemplo, apareceram algumas barreiras invisíveis que não permitiram visualizar o saldo. Ressalto que os problemas encontrados no portal mais parecem falta de conhecimento do desenvolvedor do portal que não se preocupou com este navegador.

Demora-se um pouco para carregar uma página, e abrir abas com conteúdo de pesquisa, por exemplo, ele ficou um pouco a desejar, pois alguns cliques foram ignorados. Consumiu 80MB de memória e se manteve ali, na média.
De botões ele tem nada. Tudo é feito na barra superior, mas de um todo ele  tem uma carinha boa e ao mesmo tempo um design meio antigo. O Problema se dá quando se solicita acessar sites de conteúdo e certificados: Tentei instalar dois tipos diferentes de certificados digitais, apanhei muito e não consegui. No menu tem poucas opções de configuração e há pouca ajuda para se configurar para este navegador. Apanhou por falta de informação para ele.



O Chrome é muito, mas muito mais rápido do os outros dois. Clicando em várias páginas com o botão-bolinha do mouse (para abrir em abas), ele não negou fogo, cliquei em 50 sites seguidos e ele acompanhou todos os cliques.A instalação também é rápida.

Ele tem o mesmo problema que o Firefox em sites seguros, falta recurso para certificação digital e conteúdo.
O botão favoritos que é muito ruim de se usar, porque quando se clica nele aparece Nome, Pasta, dois botões Editar e Fechar... E o botão OK/Confirmar? Você fica com a sensação de que não foi inserido nada nos seus favoritos (tem que dar Enter)
Não aparece uma lista de sites digitados na barra, o que dificulta muito se você está fazendo uma pesquisa, e se lembra daquele site booom, mas que não lembras das iniciais dele, só lembra do "ponto com pra lá", esqueça, já era. vai ter que caçar no histórico... Mas na página inicial tem um botão do histórico completo. menos funcional, mas funcional! Aliás, o recurso de mostrar as últimas páginas vistas em miniaturas, além de carregar com mais rapidez, faz se uma boa opção para relembrar os últimos oito passos. No geral, ele se comportou muitíssimo bem. O navegador foi quem mais consumiu memória: 90MB, mas não se sentiu o peso.


O Internet Explorer é muito, mas muito lento. Com essa cara nova, ele parece espertão, mas no dia a dia é que percebemos a lerdeza. Para carregar a primeira página ele demorou uns 15 segundos, e olha que tenho um processador de quatro núcleos e 4GB de memória! o bichão carrega a página como se fosse um 386... um XT! Clicar com o direito para abrir páginas em abas? tá louco? ele pifa! ignorou pelo menor uns 20 cliques dos 50 tentados em quase dois minutos e meio. E quem teve aquele problema de digitar e ele pegar somente alguns caracteres? eu tive! O mais curioso é que foi o que menos consumiu recursos do PC: apenas 55MB!

Mais lento do que ele é a instalação. Parece um game com dois DVDs, a barrinha de progresso corre umas 1000 vezes, e depois de uns 10 minutos é o único a pedir para reiniciar o sistema.
A grande vantagem deste ancião navegador se dá pela sua popularidade: Tudo que se carrega nele funciona, porque todo mundo que cria e configura para a WEB tem este como objetivo: se rodou no IE8, jóia, os outros navegadores que... tenham paciência... Criptografia, certificados digitais e conteúdo são fácilmente configurados no IE8, e aplicações em Java saem praticamente resolvidas.
A barra de ferramentas é bastante funcional e se adapta ao seu jeito, basta configurar com certa paciência e você nem se lembrará mais dela. A integração com o sistema Windows é outra grande vantagem, pois se você digitar "C:" ele abre o Windows Explorer e seus recursos. Os outros navegadores abrem uma espécie de diretórios web... Recursos do Windows Live/Hotmail também se encaixam bem no navegador.

Como trabalho no ramo, uso com os três para não me pegarem de calças curtas, mas o que mais me incomoda é o fato da preferência pelo IE8 deixar os outros navegadores sem muitos recursos por aí. O Banco Nossa caixa só trabalha com o IE8, o sítio da Receita Federal (que deveria dar o exemplo de Software livre) também. Pensei que com esses computadores a baixo custo e sistema Linux teríamos mais mercado para o Firefox, mas acho que me enganei. Afinal, quem não tem ou conhece algúem que tem um XPzinho pirata rodando por aí? aí vem o IE junto, não tem jeito. Agora acho que o Chrome chega para tirar uma boa fatia do mercado, pois a velocidade (e velocidade importa) é uma coisa indescritível! Basta mais alguns ajustes e o filho do Google dará trabalho para muita gente, principalmente quando eles concluírem os portais Wave e Dashboard... ou até quando lançarem o Sistema Operacional deles... Aguardem!

Um comentário:

Comente com parcimônia...